domingo, 16 de dezembro de 2007

RELATO SOBRE LINGUAGEM (leitura, escrita e livro didático)


Relato sobre Linguagem (leitura, escrita e livro didático)

Segundo o conceito, linguagem é um conjunto de palavras e dos métodos de combiná-los usado e compreendido por uma comunidade, exposição verbal, de idéias, símbolos, sinais, códigos.
Partindo da conceituação de que a linguagem é o uso que uma comunidade fez da língua, isto é, a simbologia verbal dessa comunidade, processo de interação da comunicação. O uso da linguagem verbal permite a exposição de idéias por meio de símbolos, sinais, códigos, viabilizando a comunicação. É através da linguagem que a comunidade é identificada, caracterizada, personificada, isto é, diferenciada das demais comunidades. Podem-se identificar as “tribos” de adolescentes através da linguagem que estas fazem e que as diferencia. A linguagem das tribos é informal, jovens usam como meio de aproximação e amizade. Cada tribo possui seu código de comunicação.
A linguagem é vida, porque ela é vida, independente, é uma criança, um adolescente, um adulto, é cada um, pois cada pessoa possui a sua linguagem própria informal, e faz uso dessa linguagem a todo o momento, constantemente, pois só assim é que acontece a comunicação entre os homens.
A leitura escrita é a interpretação dos símbolos e dos códigos. É com a leitura escrita que se pode dizer se houve ou não comunicação já que, quem faz uso da escrita deve saber interpretar, o que está escrito.
O livro didático é uma ferramenta que o professor tem para ministrar suas aulas. O importante é que esse professor saiba analisar e fazer uma escolha adequada do livro didático e que este atenda as peculiaridades dos alunos e da comunidade que os mesmos estão inseridos.

Nenhum comentário: